Editorial

Cartilha Reforma Trabalhista

Esta Cartilha foi desenvolvida para a Federação Paulista da Saúde, uma entidade que representa 13 Sindicatos dentro do estado de São Paulo. A Federação fez uma grande campanha contra a reforma trabalhista do Presidente Temer. Diante da aprovação eles mantiveram seu posicionamento contra, desenvolvendo uma cartilha para orientar as entidades, diretores sindicais e trabalhadores nas mudanças que surgiriam em diante.

Este projeto gráfico e diagramação foi desenvolvido por mim, explicando cada ponto de forma clara e utilizando ilustrações para facilitar a identificação com o tema. Devido ao prazo apertado utilizei ilustrações de banco de imagem como base, fazendo apenas alterações pontuais em alguns detalhes. A preocupação maior foi de pegar imagens somente de um único ilustrador, para manter o traço, a sinergia e harmonia do material.

O conceito em si é manter a posição da entidade contra a reforma trabalhista, dando uma forma a ela, a de um monstro, que entidades sindicais e trabalhadores deveriam enfrentar a partir daquele momento.

 

Diagramação e Direção de Arte:  Felipe Teixeira | Redação: André Velasco | Atendimento: Sirlene Nogueira | Revisão: Vera Bison | Agência: Domma Comunicação